segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Resenha - A Lenda de Ruff Ghanor

Olá, leitores.

Pensei em muitos assuntos para inserir no primeiro post do blog. No entanto, preferi abrir mão de algumas coisas e optei por escolher um tema que está fresco em minha memória, e que poderá ser útil a vocês. Portanto, sem mais delongas, inicio o ano de 2015 com o projeto Plano do Sulfure fazendo a resenha do livro A Lenda de Ruff Ghanor, do autor Leonel Caldela. Não estou certo se este deveria ser o primeiro post, afinal não se trata de um livro de RPG em si, embora contenha praticamente todos os elementos de um livro deste gênero. Enfim, peço que coloquem nos comentários se este tipo de conteúdo interessa e o quanto interessa a vocês.


Em primeiro lugar, há de se ressaltar que Jovem Nerd e Azaghal tiveram uma ótima ideia – ou mais uma ótima ideia –, pois conseguiram transformar um hobby (RPG nesse caso) em um modelo de negócios. Ao ouvir os podcasts de RPG, notamos a dedicação e capricho nas edições.

Em segundo lugar, grata foi minha surpresa ao descobrir que Leonel Caldela, autor dos livros da Trilogia Tormenta e tantos outros, havia sido convidado para escrever a obra. Nada mais justo, uma vez que Caldela possui experiência com o tema fantasia medieval e sabe como conduzir uma história dentro de um universo já estabelecido.

De acordo com o pouco que li e ouvi dos bastidores do projeto, julgo que deu muito certo, tanto é que uma trilogia - e não apenas um livro - sobre Ruff Ghanor está sendo escrita, e este primeiro volume ultrapassou a marca de mil cópias apenas no primeiro dia de vendas, conforme o próprio autor revelou em um episódio da Estalagem do Macaco Caolho, no Youtube. Aproveitando, recomendo aos interessados em ler o livro que escutem os áudio dramas produzidos pela equipe do Jovem Nerd (deixarei os links no fim do post), pois ficaram sensacionais e servirão como um empurrão para você que está em dúvida se viaja ou não até o mosteiro de São Arnaldo. Antes, uma pequena observação: notem que não é necessário ouvir os podcasts ou os áudio dramas para entendimento da história. O livro é independente.

Agora, sobre o livro.

A Lenda de Ruff Ghanor possui 320 páginas, e por muitos está sendo categorizado como um page-turner, isto é, um livro muito interessante e instigante, que faz o leitor sentir o desejo de devorá-lo rapidamente a cada nova página virada. De fato, a leitura é viciante e fácil, e o foco da história se concentra nos personagens. O mundo não é muito explorado e eu entendo o porquê, afinal para se ter aprofundamento de universo, passagens interessantes da jornada de Ruff Ghanor teriam de ser retiradas ou resumidas. Para dizer a verdade, isso não me incomodou nem um pouco, no entanto, li comentários de algumas poucas pessoas se queixando desse ponto, mas acredito que a continuação do livro contará mais detalhadamente sobre como funciona o universo. Todavia, o que falta em termos de descrição do universo sobra em descrição de personagens, e esse é o ponto forte do livro. Cada personagem ali inserido tem um papel importante no desenrolar da história e, inevitavelmente, você se identificará com pelo menos dois ou três deles. Sinceramente, julgo que todos os personagens tiveram aprofundamento e nenhum deles ficou jogado no canto das páginas. Certos personagens possuem personalidade complexa e, em determinado momento, você aprende a gostar de alguns personagens que não gostava no início da história. Alguns capítulos são muito surpreendentes, fazendo com que você tenha de parar um tempo e ficar olhando para a parede, refletindo sobre tudo que aconteceu nas últimas páginas. Confesso que alguns capítulos me deixaram emocionados, enquanto outros me chocaram. O livro não é maçante ou previsível, pelo contrário, existem algumas reviravoltas que tornam a história ainda mais imersiva sem deixar você respirar, isso para não citar as batalhas, sangue, morte, dragão, donzela, magia, romance, vilões e heróis, ou seja, tudo o que um jogador de RPG espera de uma boa história de fantasia medieval.

Recomendo muito a leitura e gostaria da opinião de vocês nos comentários sobre o que acharam do livro. Bom, é isso pessoal. Espero que tenham gostado do primeiro texto assim como eu gostei desse livro. 

Links úteis:
A Lenda de Ruff Ghanor. Leonel Caldela. Nerdbooks, 2014. 320 Páginas
Hot site - A Lenda de Ruff Ghanor. Aqui você encontra os áudio dramas.
Nerdcast. Aqui você encontra os episódios de RPG no formato de podcasts.
Estalagem do Macaco Caolho. Aqui você encontra o hangout do pessoal da Jambô Editora.
                                                              
Postagem mais recente Página inicial

4 comentários:

Deixe aqui o seu comentário, pois só assim poderemos construir um Plano melhor!